Seja abençoado ao navegar neste Blog!

Trecho do Livro:
"Impeça a fertilização do pecado quando ainda estiver na porta da sua mente, porque após a fecundação, suas conseqüências irão abolir a imagem de Deus na sua vida".

outubro 11, 2016

Necessidade de Ouvir os Filhos Antes de Cortar a Conversa

Existe hoje uma carência muito grande no que tange ao diálogo no relacionamento familiar. Acredito que as pessoas em sua totalidade gostam de falar, porém só a minoria é capaz de ouvir. Há uma diferença muito grande entre "escutar" e "ouvir". Muitos escutam, mas poucos ouvem.
Quem escuta geralmente não tem a mente presa ao que lhe é falado: o pensamento fica vagando em várias direções enquanto o assunto é exposto. Assim, fica difícil resgatar em tempo oportuno um conhecimento resultante dessa fala, pois nada do que se escutou foi assimilado.
Os que sabem ouvir possuem maior capacidade de absorção do assunto evidenciado, uma vez que a sua mente processa as informações, transferindo-as para a memória. Desse modo, a argumentação será muito mais fácil para quem ouviu do que para quem apenas escutou. Quem ouve presta atenção no que é falado, reflete e transforma o que ouviu em aprendizado. 
As pessoas têm dificuldade de se expressar para alguém que não sabe ouvir. E, quando essa barreira se encontra na família, inicia-se um bloqueio de informações. Quem se bloqueia começa a viver uma vida isolada dos outros. Está entre a família, porém os seus pensamentos são solitários. Com o passar do tempo, as suas ações poderão se tornar negativas, em virtude da falta de diálogo no lar. 
Pai e mãe sábios ouvem is filhos antes e cortar a conversa. Só pela abertura ao diálogo é que os filhos contarão tudo o que têm passado, as coisas boas e as ruins, à medida que perceberem que podem confiar nos pais. 
Dessa forma, ouvindo o que os filhos têm a contar, surge a oportunidade de interferir no pensamento e até mesmo influenciar positivamente a conduta deles, por meio do aconselhamento. Mas quando a conversa não flui na família, os filhos passam a compartilhar as suas alegrias e temores com os de fora. Assim, podem ser facilmente ludibriados com ideias errôneas.
Quando os pais dão aos filhos liberdade para se expressar acerca do que vão vivenciando, diminui - e muito - o risco de alguma decepção, de tomar conhecimento das atitudes erradas dos filhos pela boca de terceiros e, o mais importante, viver alheios ao comportamento dos filhos nos ambientes externos. 
Quanto mais os pais se abrem para o diálogo saudável com os filhos, mais vão ganhando a confiança deles e automaticamente se tornam amigos confidentes dos próprios filhos.
Quando forem surpreendidos com a confissão de alguma atitude indesejável por parte de um dos filhos, os pais devem demostrar muito amor e sabedoria: não devem alterar o tom de voz nem se mostrar revoltados. Em vez disso, depoiis de ouvi-lo, devem certificar-se de que ele contou tudo e então lhe passar tranquilidade e confiança enquanto ele prossegue com o seu relato. Só depois deverão exortá-lo.
Os pais nunca devem punir uma ação antes de terem estabelecido uma regra. Mas caso ela já tenha sido estabelecida, cabe a eles orientar e exortar o filho explicando os porquês com base bíblica, para que tenham consciência de que sua atitude infringiu uma regra da família e os preceitos cristãos que lhe foram ensinados.
A paternidade não é uma tarefa tão fácil como pensam os principiantes. Ela é complexa e exige sabedoria, dedicação, compromisso, integridade, paciência e muito amor. Mesmo assim, vale a pena se casar de acordo com a vontade divina e ter filhos, pois eles são dádivas de Deus para nós.

Fonte: Texto retirado do Livro: Na Porta dos Desejos Tua Misericórdia Libertou-me.
Autora: Alexsandra Mara

A Minha Vida Presta Para Alguma Coisa?




A minha vida presta para alguma coisa? Já tive que responder esta pergunta para muita gente que se sentia fracassada, e que não via significado em sua vida. É interessante como existem momentos na vida em que não queremos mais continuar, queremos desistir e deixar que o desespero siga seu curso destruidor!
Talvez você seja apenas um garotinho (a) e espero que nunca tenha passado momentos tão tristes assim. Mas muitos adultos se sentem fragilizados, sem esperança e quando a gente olha dentro dos olhos deles vemos uma ponta de tristeza que insiste em ficar ali, mesmo nos momentos de alegria.
Parece que os sonhos se vão, algumas esperanças acabam e até aspirações são deixadas de lado. Nestes momentos tristes de seu pai ou mãe, do seu tio ou avó percebemos que os filhos são muito importantes. Parece que como filhos queremos receber tudo. Carinho, educação, presentes, casa, comida, etc. Mas aqui está uma grande oportunidade de você retribuir. Você pode ser a luz que seu pai precisa. Imagine que um abraço seu, uma palavra de incentivo, um elogio pode fazer toda a diferença na vida complexa e cheia de pressões que os adultos têm.
Hoje, exatamente hoje você pode ser usado por Deus para ajudar alguém. A depressão é o mal do século e você pode ser o agente do Senhor para trazer esperança a muita gente. E o melhor de tudo é que coisas assim trazem significado para vida da gente!
Quando era pastor de uma igreja no meio de um bairro muito pobre uma jovem me procurou chorando, perguntando entre suas incontáveis lágrimas se a vida dela prestava. O curioso é que esta garota era líder dos jovens e me ajudava muito mesmo. Ali pude mostrar para ela tudo que ela não conseguia perceber sobre si mesma. Depois de quase uma hora de conversa pude ver o sorriso dela brilhar novamente. Veja que ela percebeu o valor dela e eu percebi o meu. A vida é assim, nós somos alguém quando fazemos qualquer um se sentir alguém. Agora é sua vez: eleja alguém que anda meio triste e cabisbaixo e procure dar mais sentido a vida dela. Você verá que assim sua vida também ganhará mais sentido. Então, boa ação hoje!


Fonte: http://novotempo.com/estaescrito